Camile Just
Presença Digital
A presença digital é uma exigência na atualidade, mas para isso torna-se imprescindível definir as estratégias mais eficientes para atingir os melhores resultados.

O número de brasileiros conectados não para de crescer.
Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2018 do IBGE, subiu o número dos domicílios brasileiros com acesso à internet: são agora mais de 79,1%.
A cada dia, mais e mais pessoas usam a internet para se comunicar, pesquisar, aprender e comprar.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) já estimava um faturamento de R$ 106 bilhões para 2020, com um crescimento de 18% sobre o ano anterior.
Mas levando-se em conta o momento de pandemia do Coronavírus no primeiro semestre do ano, vale registrar que o comércio por meio eletrônico brasileiro faturou 56,8% a mais nos primeiros cinco meses do ano de 2020, de acordo com pesquisa realizada pela ABComm.
Estar na internet não significa ter sucesso na internet
A presença digital bem sucedida precisa ser estratégica, o que requer planejamento e métricas.
Conseguir resultados com estratégias de marketing digital pode parecer complexo inicialmente.
No entanto, se bem feito pode ser mais fácil do que se imagina.
Muitas vezes, não é necessário fazer grandes investimentos, porém é preciso paciência e curiosidade para saber o que funciona para cada negócio, para assim definir as estratégias mais eficientes de marketing digital.
Antes de começar a planejar a presença digital de uma empresa, é preciso definir um objetivo, ou seja, o que se espera do marketing digital.
Pode ser melhorar a indexação das páginas, aumentar o tráfego para um site, elevar as taxas de conversão, melhorar o relacionamento com o cliente e até estabelecer a empresa no mercado digital.
Para cada objetivo, é possível trabalhar estratégias específicas para vender mais.
Marketing Digital é o termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.
Quando falamos de aumentar nossa rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, todos esses são objetivos em que o Marketing Digital é uma importante ferramenta para alcançá-los.
Para chegar lá, os meios digitais são os melhores para observar e testar a efetividade das nossas ações.
Através dos canais digitais — como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail e outros — as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.
Hoje vamos falar das estratégias mais utilizadas atualmente no Marketing Digital:
1. Inbound Marketing
A base do Inbound Marketing é a criação e o compartilhamento de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo.
O Inbound Marketing prioriza a construção de uma relação com o cliente e a sua fidelização. Para tanto, é preciso compreender completamente o perfil e o comportamento do consumidor, e se esforçar para manter-se próximo ao público.
2. Marketing de Conteúdo
O principal objetivo do marketing de conteúdo é educar o público-alvo de um negócio.
Isso acontece porque clientes mais informados, demoram menos tempo para tomar a decisão e fazer uma compra.
Com o marketing de conteúdo, o funil de vendas é percorrido em menos tempo, o ciclo de vendas encurtado, e o número de conversões consequentemente cresce.
3. SEO
Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia para otimizar um site e torná-lo mais fácil de ser encontrado pelos aos buscadores, como o Google, por exemplo.
Basta entender quais as palavras que os clientes em potencial se interessariam e utilizariam nos sites de buscas. Depois é preciso inserir essas palavras em todo o site. Só assim é possível demonstrar para os motores de busca a relevância do seu conteúdo.
4. Links Patrocinados
Eles funcionam bem tanto na página de buscas do Google, quanto nas redes sociais, como o Facebook.
Há muita vantagem em investir em links patrocinados. O retorno do valor investido, por exemplo, é um deles. O anúncio aumenta as chances de conversão, pois aparece, exatamente, no momento em que o usuário realiza uma busca por uma determinada palavra-chave.
5. Mídias sociais
Pesquisas demonstram que os brasileiros ficam 60% mais tempo conectado às redes sociais do que o resto do planeta. No Facebook, são 58 milhões de visitantes, o que representa um alcance de 78% do total de usuários únicos no Brasil.
Com esses dados já dá para ter uma ideia do quão importante é que sua empresa esteja nas redes sociais e tenha boas estratégias de marketing digital voltadas para esse ambiente virtual.
6. E-mail Marketing
Esta é uma estratégia para criar relacionamento e engajar os seus clientes.
Uma boa campanha de e-mail marketing deve contar com listas de e-mail segmentadas, nas quais os clientes de uma empresa são classificados de acordo com interesses e características.
Uma das melhores formas para conseguir uma boa lista de e-mails, é uma página de captura.
Assim, só quem realmente está interessado naquele negócio receberá mais informações.
Além disso, os resultados de uma campanha de e-mail marketing são mensuráveis.
É possível saber quantos e-mails foram disparados, quantas pessoas receberam, quantas pessoas visualizaram e até quantas pessoas clicaram no conteúdo.
Uma das principais razões pelas quais você deve investir nas estratégias do mercado digital é pela possibilidade de ter maior interação com o seu público.
Nesse sentido, o foco deixa de estar no produto ou serviço e passa a ser a experiência do cliente em sua jornada de compra.
As empresas que fazem campanhas, publicações e ações de forma estratégica, permitem que seu público possa interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com o negócio.
Dessa forma, é necessário cada vez mais aprimorar a maneira de falar com a sua audiência, utilizando se dos recursos que o mundo digital nos disponibiliza.